PROJETOS FIXOS | REALOCAÇÃO DE FAMÍLIAS | PROJETOS INCENTIVADOS

 

Realocação de famílias

Conheça os dois projetos de realocação de famílias realizados pela Eneva no estado do Maranhão:

Vila Nova Canaã

A Eneva conduziu, nos anos de 2008 e 2009, o Programa de Reassentamento da Vila Madureira, uma comunidade de 95 famílias que ficava próxima a um lixão, no Polo Industrial de São Luís, no Maranhão. As famílias viviam em casas de taipa, sem saneamento básico e energia elétrica.

O projeto deu origem à Vila Nova Canaã, em Paço do Lumiar (MA), e teve participação ativa da comunidade local e de órgãos públicos como o Ibama, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão e Ministério Público. O local, escolhido pela própria comunidade, foi equipado com escola, posto de saúde, igrejas, pelotão policial e sede para associação de moradores. As casas foram entregues mobiliadas, com sistemas de água potável e saneamento básico.

A companhia criou, em conjunto com a comunidade, um projeto de desenvolvimento agrícola como alternativa de renda para essas famílias – o Polo Agrícola HortCanaã, que garante fonte de renda fixa para as famílias e fortalece a agricultura familiar da região.

Nova Demanda

A Eneva também conduziu, em 2016, o Programa de reassentamento da Demanda, comunidade de 65 famílias no interior do Maranhão. O projeto, que deu origem à Comunidade Nova Demanda, também foi realizado de forma participativa, conservando os laços de parentesco e vizinhança locais.

No local foram construídos uma escola, posto de saúde, duas igrejas, uma praça com área de convivência e um campo de futebol. Cada família recebeu uma casa mobiliada, e um terreno com cerca de 3 hectares para o desenvolvimento de atividades agrícolas.