Relatório de Sustentabilidade

A publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade nos padrões GRI/SASB da Eneva é um passo fundamental para a inserção mais ampla de aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, do inglês Environment, Social and Governance) no planejamento estratégico da Companhia. O Relatório traz um panorama geral da Eneva, incluindo indicadores-chave de performance, e detalha as ações desenvolvidas junto aos nossos stakeholders.

Faça o download do relatório completo em formato PDF

relatório de sustentabilidade

Carta do Chairman e do CEO

"Nós nos comprometemos a não desenvolver novos projetos a carvão – sem comprometer a energia assegurada nos contratos vigentes – e a buscar junto aos diferentes stakeholders soluções mais sustentáveis e que não prejudiquem a estabilidade do sistema".

"Vamos continuar crescendo de forma responsável, fornecendo energia segura, gerando emprego e renda, e sempre atentos ao impacto ambiental de nossas operações. Com o objetivo de viabilizar a transição energética e assegurar o crescimento do país, continuaremos expandindo nosso modelo de negócio".

Veja na íntegra a carta de apresentação do Relatório de Sustentabilidade 2019 escrita pelo nosso Chairman, Jerson Kelman, e pelo nosso CEO, Pedro Zinner.

relatório de sustentabilidade

Pilares de Sustentabilidade

Para definir a matriz de materialidade da Eneva foram levados em consideração os objetivos estratégicos da companhia, visitas técnicas, análise de documentos internos e externos, como estudos setoriais e relatórios de empresas do setor, e entrevistas com stakeholders, executivos e administradores da empresa. O levantamento resultou em uma lista de 11 temas com maior impacto e influência no nosso negócio e nos stakeholders. Os temas prioritários foram agrupados em 5 pilares de sustentabilidade e foram identificados os limites de abrangência e a forma como cada stakeholder se relaciona com cada pilar. Para saber mais acesse o Relatório de Sustentabilidade 2019.

Crescer de Forma Responsável

A matriz energética brasileira, por suas características singulares, apresenta potencial de expansão do gás natural, que, no caminho para uma economia de baixo carbono, tem papel fundamental como combustível de transição (Transition Fuel), em substituição a combustíveis fósseis mais poluentes, e no aumento da segurança e eficiência do sistema elétrico brasileiro.

Queremos continuar a liderar o desenvolvimento de projetos que entreguem energia segura, estável e acessível à sociedade. Até 2024, vamos investir cerca de R$ 1,9 bilhão no fechamento do ciclo de geração de energia das usinas Parnaíba I e III, com a implantação dos projetos Parnaíba V e Parnaíba VI. Já o projeto integrado Azulão-Jaguatirica vai possibilitar que uma parte significativa da geração a óleo diesel que supre Roraima seja desligada. A usina Jaguatirica II irá consumir o gás natural extraído e produzido no Campo de Azulão, no Estado do Amazonas. Esses projetos posicionam a Eneva como participante ativa na transição da matriz elétrica brasileira.

Saiba mais sobre a Gestão Estratégica e as nossas frentes de crescimento no Relatório de Sustentabilidade.

relatório de sustentabilidade

Inovação e P&D

A inovação é o pilar de nossa missão e, por consequência, está enraizada em nossa cultura. Acreditamos que o valor e a perenidade do nosso negócio dependem, fundamentalmente, de nossa capacidade de criar e alavancar sinergias entre tecnologia e geração de energia, objetivando melhorar a eficiência de nossas operações e fomentar novas oportunidades de crescimento.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2019 e conheça os nossos pilares e o portfólio de Inovação.

relatório de sustentabilidade

Gestão Ambiental

O nosso negócio exige uma atuação de excelência pautada pela gestão responsável dos impactos que as atividades podem gerar no meio ambiente, nas comunidades do entorno das operações e na sociedade como um todo. Visando mitigar possíveis impactos negativos decorrentes das nossas atividades, contamos com um Sistema de Gestão Operacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente que, em 2019, foi reconhecido como case de sucesso pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Saiba mais sobre o Sistema de Gestão Ambiental no Relatório de Sustentabilidade

relatório de sustentabilidade

Pessoas e Relacionamentos

Nesta parte do Relatório de Sustentabilidade destacamos o nosso compromisso com as pessoas e as relações com os stakeholders. Na Eneva, o maior ativo são as pessoas. Os esforços na gestão de pessoas são direcionados para reconhecer, valorizar, atrair e reter os talentos, para que, embasados no Jeito de Ser Eneva, executem com excelência as ações traçadas em nossa estratégia.

  • Saúde e segurança fazem parte do nosso dia a dia. Em 2019, 950 colaboradores próprios e 2.391 terceiros passaram por mais de 136.000 horas de treinamento em Saúde e Segurança.
  • Além dos colaboradores, mantemos relações com acionistas, investidores e outros públicos de interesse. Nosso relacionamento se fundamenta em princípios básicos como transparência, simetria de informação, equidade de tratamento e respeito aos direitos previstos na regulamentação e legislação brasileira.
  • As comunidades do entorno das nossas operações também são parte importante do nosso relacionamento. Mantemos um diálogo constante por meio de programas de engajamento. Buscamos envolver as comunidades locais em nossos projetos, defendendo a manutenção de seus valores e traços culturais.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade e saiba mais sobre os nossos stakeholders e as iniciativas de valorização das pessoas.

relatório de sustentabilidade

Governança e Transparência

A Governança Corporativa incorpora uma estratégia assertiva e sua tomada de decisão é suportada por uma estrutura organizacional com processos sólidos, por meio de normas e princípios que regem nossa atuação nas relações com clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, entidades públicas e demais partes interessadas.

Seguindo as regras do Novo Mercado, segmento de listagem com os padrões mais rigorosos de Governança Corporativa da B3 (Bolsa de Valores), nossa estrutura de Governança está fundamentada nos princípios da transparência, equidade, accountability, responsabilidade corporativa e ética na aplicação das melhores práticas recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Conheça mais sobre a área de Governança no Relatório de Sustentabilidade.

relatório de sustentabilidade