Institucional

Eneva realiza a primeira ação do Programa Reflorestar no Maranhão

eneva
03 de setembro de 2021

A Eneva iniciou, nesta quinta-feira (02), o plantio de mudas de árvores nativas em uma área de três hectares, onde funcionava um antigo lixão, em Lima Campos, no Maranhão. A ação faz parte do Programa Reflorestar, iniciativa que visa a recuperação inicial de 60 hectares, o equivalente a 85 campos de futebol, em áreas de uso coletivo na Bacia do Mearim e no Parque Estadual do Mirador, na Bacia do rio Itapecuru.
Ao todo, 2 mil mudas serão plantadas no terreno nos próximos três meses. Entre elas, mudas de ipês, caju e jambo, entre outras espécies. Ao longo de 2 anos, a área passará por manutenções semestrais.
“A recuperação dessa primeira área é extremamente simbólica, não só pela questão ambiental através da estabilização e reequilíbrio da região, mas também pelos benefícios sociais obtidos com a futura devolução da área para a população local, de um espaço até então degradado e sem uso”, explica Felipe Roza, Coordenador de Meio Ambiente e Licenciamento da Eneva.

Áreas coletivas e com potencial para sistemas agroflorestais terão preferência no programa Reflorestar, de forma a incentivar a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A reposição florestal é de extrema importância para recuperação de biomas no estado e também para a preservação das bacias hidrográficas, que têm papel fundamental na economia local e para o abastecimento da população do Estado.”, ressalta Gerson Scheufler, Gerente Geral de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Eneva.

O Programa Reflorestar é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (SEMA-MA), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBH-Mearim) e Prefeituras locais. Outras áreas em Lima Campos e no município de Santo Antônio dos Lopes estão sendo avaliadas, já com previsão do início do plantio ainda este ano.