Institucional

Eneva lança Relatório de Sustentabilidade 2019

eneva
25 de setembro de 2020

A Eneva lançou na última quinta-feira (24), seu primeiro Relatório de Sustentabilidade nos padrões GRI/SASB. No documento, o CEO da companhia, Pedro Zinner, destaca a importância do gás na transição energética para uma economia de baixo carbono, substituindo combustíveis fósseis mais poluentes. Segundo ele, o Brasil, por suas características singulares, é um país com potencial de expansão da geração com gás natural. “Com isso, o consumidor terá uma energia mais limpa e barata”, diz.

“Em um cenário de crescente demanda por energia em todo o mundo, a descarbonização é um tema relevante. Nesse contexto, o gás tem papel fundamental como combustível de transição no caminho para uma economia de baixo carbono. Por isso, este é um assunto de extrema importância no desenvolvimento do portfólio da empresa”, afirma Zinner.

Aqui no Brasil, a implantação da usina termelétrica Jaguatirica II, em Roraima, vai transformar o gás natural do Amazonas em energia para o estado, reduzindo as emissões de CO2 em 178.700 ton/ano, por exemplo.

Já os projetos de fechamento de ciclo da companhia em usinas a gás natural do Complexo Parnaíba, no Maranhão, evitarão emissões de 1.110.330 ton/ano, quantidade gerada por uma usina termelétrica de ciclo aberto. Lá, o vapor produzido pelas usinas vai ajudar a gerar energia ainda mais limpa, contribuindo para o atendimento do aumento da demanda por energia no país. Serão 477 MW de capacidade de geração adicionada ao sistema elétrico sem qualquer consumo a mais de gás natural.

“Vamos continuar crescendo de forma responsável, fornecendo energia segura, gerando emprego e renda, e sempre atentos ao impacto ambiental de nossas operações. Com o objetivo de viabilizar a transição energética e assegurar o crescimento do país, continuaremos expandindo nosso modelo de negócio”, afirma o chairman da companhia Jerson Kelman.

Para saber mais, acesse o Relatório de Sustentabilidade