Social / Comunidades

Eneva lança Projeto Educação Sustentável em 17 escolas de Silves e Itapiranga, no Amazonas

eneva
15 de abril de 2021

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, lançou, nesta terça-feira, dia 13, o Projeto Educação Sustentável, que vai implantar hortas agroecológicas em 17 escolas de Silves e Itapiranga, no Amazonas. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Alda Amazonas, em Silves, e na Escola Municipal Maria Rosalina, em Itapiranga.
O Educação Sustentável é o primeiro projeto social implementado pela Eneva nos municípios amazonenses. A coordenadora de Responsabilidade Social, Elizabeth Teles, explica que o principal objetivo é promover o debate coletivo entre os estudantes e disseminar informações socioambientais em escolas e associações comunitárias da região.
“A educação ambiental visa, principalmente, o aumento de práticas sustentáveis, assim como a redução de danos ambientais e um consumo mais consciente. Com isso, ela promove a mudança de comportamentos”, avalia. Para ela, projetos como esse, realizados no ambiente escolar, são de grande importância. “Desde cedo, as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. Assim, aprendem valores sociais, desenvolvem habilidades, competências e aprimoram seus conhecimentos”, afirma.
O Projeto Educação Sustentável vai implantar hortas agroecológicas em espaços ociosos de 17 unidades de ensino municipais da região. Além disso, fará a capacitação de profissionais de educação que vão apoiar os estudantes nas atividades extra sala.
Nas escolas, o projeto terá oficinas de capacitação que abordarão conteúdos teóricos e práticos de sustentabilidade, segurança alimentar e protagonismo social. Todas as atividades seguirão as recomendações preventivas da OMS e as orientações estaduais e municipais contra a COVID-19.
Os temas trabalhados foram construídos conforme a realidade dos grupos envolvidos, como qualidade ambiental, conservação do meio ambiente, reaproveitamento de alimentos, entre outros.
Por causa da pandemia, o projeto foi readequado e está incluído no processo de retorno às aulas municipais, com duração prevista de nove meses.