Inovação

Eneva investe R$ 4,5 milhões na Voltta com foco em soluções de mobilidade elétrica

eneva
16 de agosto de 2023
Foto de um carregador de carro elétrico ao fundo com um filtro azul por cima. Do lado esquerdo aparecem as logos da Eneva e da Voltta na cor branca.

A Eneva fez um aporte de R$ 4,5 milhões na Voltta, startup de soluções em eletromobilidade e que já integra o portfólio da companhia. A ação faz parte do plano estratégico de investir em teses inovadoras ligadas à transição energética e com potencial de agregar novos negócios, produtos e serviços nas frentes de crescimento da companhia. A Voltta possui soluções como plataformas de gerenciamento de frotas de veículos elétricos e de infraestrutura de recarga, com mais de 300MWh transacionados.

O investimento na Voltta é mais um passo importante da Eneva em direção à diversificação e evolução de modelos de negócios e processos da empresa. Diante disso, a companhia busca criar parcerias inovadoras a fim promover o desenvolvimento de soluções para gerar valor para os clientes, acionistas, bem como fomentar a descarbonização do setor e contribuir para o avanço do ambiente de startups no país.

“O aporte na Voltta, assim como todos os nossos investimentos em startups, está alinhado com as nossas teses de investimentos, que são focadas em soluções para a economia de baixo carbono, digitalização e aumento de eficiência, soluções para comercialização e monetização de recursos e novas fontes de energia e armazenamento”, explica Rodrigo Calado, gerente geral de Novos Negócios da Eneva.

Para Maurício Sant´Anna, CEO da Voltta, o futuro do mercado de eletromobilidade vai exigir um sistema completo, com capacidade de oferecer todas as informações referentes a sua operação em um só lugar. “A mobilidade elétrica nos próximos anos fomentará a demanda de energia de maneira expressiva. A Voltta, como plataforma digital de gestão de dados, de infraestrutura e de energia, oriundos das recargas realizadas e integração da rede de carregadores, permite análise e projeção do consumo de energia. Isso dá aos usuários a opção de utilização de fontes renováveis e permite maior visibilidade em descarbonização das frotas de veículos elétricos”, afirma o executivo.

Hoje, além da Voltta, a Eneva tem em seu portfólio a Beenx, empresa one stop shop para a negociação de energia elétrica; a Sunne, plataforma de compartilhamento de créditos de energia; e a Pix Force, startup de inteligência artificial.