Dez alunos da Escola Municipal Coração de Jesus, de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, vão apresentar, em uma competição nacional de robótica, em Brasília, o protótipo de um aparelho que ajuda a ampliar a experiência de deficientes auditivos nas salas de cinema. A instituição de ensino conta com o apoio da Eneva, que atua no Estado na produção de gás natural e geração de energia.
A equipe (Ecoje Sal) foi finalista no Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão, em janeiro, e apresentará um projeto inédito. Trata-se de um colete de baixo custo, com 14 pequenos motores, que emitem vibrações e estímulos conforme o decibel do som ambiente captado pelos sensores.
Os idealizadores do equipamento embarcam nesta terça-feira, 27, para o Distrito Federal. Lá, eles participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (LFL), etapa classificatória para o mundial de robótica da First, que ocorrerá nos Estados Unidos. O evento desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.
“A invenção visa propiciar a esse público novas sensações com base nas ondas produzidas pelas trilhas sonoras e cenas dos filmes nos cinemas, e com um baixo custo, já que utilizamos materiais simples”, comentou Vinícius Nascimento, professor responsável pela equipe.
A Escola Coração de Jesus foi escolhida por apresentar o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – em sua divulgação mais recente, em 2021. Desde 2022, a instituição recebe patrocínio da Eneva, empresa de energia e gás natural com atuação no Maranhão. Os jovens também integram o Prototipando Sonhos, projeto inovador que leva treinamento, material, concessão de bolsas de iniciação científica e robótica a estudantes.
Desde que a Eneva iniciou a operação na região, houve avanços em indicadores socioeconômicos em Santo Antônio dos Lopes e entorno. “A educação é a maior ferramenta de empoderamento de indivíduos e a forma mais sistemática de alcançar equidade numa sociedade. Através do apoio ao Torneio SESI de Robótica contribuímos para um processo de aprendizagem que cria caminhos para futuros brilhantes – para crianças, comunidades, países e regiões”, comentou Flávia Heller, diretora-executiva de Estratégia e ESG da Eneva.
Apoio à educação
Em Educação, a Eneva é parceria do Governo do Estado no Projeto “Aprender: Dentro e Fora da Escola” nos cinco municípios produtores de gás natural no Maranhão (Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte, Lima Campos, Pedreiras e Trizidela do Vale). A iniciativa já contou com cerca de 24 mil participantes, entre elas professores, alunos e famílias das crianças no interior do Maranhão, com o propósito de potencializar o aprendizado de crianças de 0 a 6 anos
Festival SESI de Educação
Com entrada gratuita, o festival será aberto ao público a partir da quinta-feira (29), das 9h às 18h. Os visitantes poderão assistir às quatro modalidades da competição – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de LEGO e robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura e 56 kg –, além de participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do SESI Lab itinerante. Mais informações:
www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/educacao/festival/#acesse-fll