Inovação para Sustentabilidade

A inovação representa a visão de longo prazo da Eneva, a busca pela perenidade do negócio promovendo a resiliência da companhia frente ao mercado. Para isso, investimos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e limpas, voltadas à redução e captura das emissões de CO2, ao reaproveitamento de cinzas, à eficiência hídrica, ao armazenamento de energia e à geração distribuída.

A Eneva tem diversificado seu plano de negócios aumentando o portfólio com fontes renováveis de geração de energia e espera desenvolver, nos próximos anos, uma plataforma tecnológica que permita a contratação de energia solar, expandindo as operações para além da usina de Tauá, no Ceará.

Conheça os projetos de Geração Distribuída desenvolvidos pela Eneva

A Eneva trabalha para ser referência em inovação no mercado brasileiro de energia e pretende alcançar esse reconhecimento por meio do uso de tecnologias de ponta em suas operações. O foco não são projetos imediatistas, mas sim aqueles capazes de contribuir para um futuro mais promissor para o setor como um todo.

Conheça mais sobre os projetos da Eneva

Transição da matriz energética brasileira

Em um país em que a matriz elétrica tem sofrido com período de seca para gerar energia e com a intermitência das fontes renováveis, o gás natural ganha um valor ainda maior. Esse recurso é o combustível mais limpo e econômico quando comparado com outros combustíveis fósseis para a transição rumo a uma nova matriz de baixo carbono. Para que a mudança aconteça sem comprometer a segurança energética brasileira, é essencial que a tecnologia atual coexista com fontes renováveis, até que essas estejam suficientemente estabelecidas. Como combustível de transição, o gás natural representa a melhor solução para mitigar os riscos advindos da intermitência e dar suporte às energias renováveis.

Conheça o Complexo Parnaíba, um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do Brasil que contribui de forma significativa para o sistema elétrico brasileiro.