Institucional

Vallourec e Eneva firmam parceria para geração de energia renovável

eneva
20 de outubro de 2023

Alinhada às práticas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), a Vallourec assinou contrato de geração de energia renovável com a Eneva, a maior operadora privada de gás natural em terra do Brasil e empresa integrada de energia, com o objetivo de assumir uma participação societária no Complexo Solar Futura I, localizado no município de Juazeiro, na Bahia.

O contrato terá duração de 12 anos, iniciados em setembro de 2023 e com término em dezembro de 2035. No período, a Vallourec irá gerar e consumir parte da sua necessidade de energia, o equivalente a um montante de 29 megawatts médios (MWm) e aproximadamente 25% do consumo total das empresas Vallourec no Brasil. A negociação foi aprovada, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ao longo de décadas, a Vallourec tem investido em tecnologias e processos para desenvolvimento de fontes alternativas à energia não renovável, visando ao alcance de resultados sustentáveis em toda a linha de produção, considerando os esforços do grupo de descarbonizar suas operações. “Faz parte do DNA da Vallourec buscar soluções inovadoras com o menor impacto ambiental possível. A parceria com a Eneva para geração de energia renovável é uma importante iniciativa e vai ao encontro da nossa estratégia global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa do Grupo”, destaca Rodrigo Rennó, diretor de Vendas da Vallourec América do Sul.

O acordo entre as duas companhias segue uma tendência no mercado de energia livre brasileiro, com foco em soluções que possam contribuir para a promoção da agenda ESG. “A parceria com a Vallourec reflete nosso empenho em criar soluções competitivas para os nossos clientes, dando suporte às suas iniciativas de descarbonização, combinada com uma trajetória de transição energética dos nossos stakeholders e parceiros”, destaca o diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Cruz Lopes.
Com início de operação neste ano, o Complexo Solar Futura I recebeu investimentos de R$ 2,9 bilhões. O projeto pode ser expandido, com os parques Futura II e Futura III, que, juntos, poderão adicionar 2,3 GW de capacidade instalada ao complexo.