Institucional

Ricardo Reis assume Diretoria de RH da Eneva

eneva
01 de fevereiro de 2023

A Eneva passa a contar nesta quarta-feira, 01/02, com uma nova Diretoria, exclusivamente dedicada a Recursos Humanos. O engenheiro Ricardo Reis, com mais de 20 anos de experiência no setor de energia, óleo & gás chega à companhia para completar a nova formação da Diretoria Executiva, conforme anunciado em 20/12 pela Eneva a seus colaboradores e ao mercado.

Ricardo Reis é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com MBA Executivo pela COPPEAD (UFRJ) e Especialização em Digital Business na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. Tem atuação destacada em sua carreira nas áreas de operações, vendas, estratégia, treinamento e gestão de talentos, gerenciamento de crises e recursos humanos. Antes de chegar à Eneva, ocupava cargos de liderança havia mais de 18 anos na Schlumberger, destacando-se a posição de Diretor de RH para a Arábia Saudita e região, operação com mais de 8 mil funcionários.

“O crescimento da Eneva passa por atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais. Conheço Ricardo Reis há muitos anos, é um quadro que nos orgulha trazer para a Eneva e tenho a plena certeza de que ele irá realizar esse trabalho da melhor maneira possível”, afirma o CEO da Eneva, Lino Cançado.

Nova Diretoria Executiva

Em 01/01, quando assumiu o novo CEO da Eneva, Lino Cançado, a Diretoria de Operações passou a ser dividida em três novas Diretorias. Para isso, três quadros da própria companhia que já atuavam nas suas operações foram promovidos e passaram a dividir as atribuições anteriores de Lino, sem incremento do quadro atual. A partir de 01/02, a Eneva passa a contar com uma Diretoria exclusiva de Recursos Humanos, com o objetivo de ampliar seu foco em atrair, desenvolver e reter talentos. A nova estrutura foi apresentada ao Conselho de Administração da empresa no dia 19/12/22.

Os três novos responsáveis pelas Operações são Fausto Caretta, que assumiu a Diretoria de Exploração, Desenvolvimento e Construção; Ricardo Pascotto, que ficou à frente da Diretoria de Operação e Manutenção dos Ativos R2W (Reservoir-to-Wire, modelo no qual a Eneva é pioneira no Brasil) e SSLNG (as operações de SSLNG, que envolvem o transporte de Gás Natural Liquefeito de Pequena Escala); e Vilmar Carneiro passou a ser o responsável pela Diretoria Operação e Manutenção de Ativos de Geração.

As áreas de ESG, Saúde e Segurança e Comunicação permanecem sob direção de Anita Baggio. As demais diretorias executivas da Companhia, ocupadas por Marcelo Habibe, Marcelo Lopes, Damian Popolo, Thiago Freitas e Renato Cintra, se mantêm inalteradas. Com a nova formação, a Eneva passa a contar com 11 diretores executivos, incluindo a posição do CEO.