Institucional

Lino Cançado é o novo diretor-presidente da Eneva

eneva
10 de novembro de 2022

A Eneva informou ao mercado nesta quinta-feira (10/11) que Lino Cançado foi escolhido como seu novo diretor-presidente. A partir de 01 de janeiro de 2023, o executivo irá suceder a Pedro Zinner que, na semana anterior, anunciou a intenção de renunciar ao cargo para seguir para novos desafios profissionais. Lino Cançado está na Eneva há oito anos e, há cinco, desempenha a função de diretor de Operações (COO). Anteriormente, ele era o responsável pela área de Exploração & Produção da companhia e foi COO da Parnaíba Gás Natural (PGN) antes da incorporação pela Eneva.

“Estou orgulhoso de assumir o papel de CEO e me sinto honrado de suceder ao Pedro. Estivemos juntos nestes últimos oito anos construindo o que a Eneva é hoje, tendo fortalecido seu balanço, expandido seu footprint e aprimorado seu portfólio de ativos. Planejamos junto com o time de executivos da companhia o futuro e a estratégia a ser seguida nos próximos anos. Estou certo de que com o suporte e confiança do time da Eneva e do Conselho seremos capazes de dar continuidade aos planos de crescimento e de aumento de valor da companhia”, afirma o novo diretor-presidente, Lino Cançado. A sua sucessão no cargo de COO ainda está sendo definida pela empresa.

Em fevereiro de 2022, durante o Eneva Day, a companhia anunciou o seu novo posicionamento para o ano de 2030, com a definição de marcos ousados e grandes desafios quanto a entregas até o fechamento da década. A definição do executivo para o cargo demonstra a intenção do Conselho de Administração da Companhia em dar continuidade ao trabalho realizado pela Diretoria Executiva nesta jornada, que levou a Eneva a se consolidar como maior produtora privada de gás em terra do Brasil.

“Lino é conhecido e respeitado não apenas dentro da empresa, mas também entre nossos principais stakeholders e está na Eneva há quase tanto tempo quanto eu. Não tenho dúvidas de que ele será um líder excepcional e tem minha total confiança”, afirma o atual diretor-presidente Pedro Zinner, que prestará apoio na transição da presidência até o fim de março de 2023.