Institucional

Eneva realiza formatura de profissionais que vão trabalhar no campo de Azulão (AM)

eneva
03 de dezembro de 2020

Após processo de seleção promovido pela Eneva, com o apoio do IEL AM, 25 candidatos de Itapiranga, Silves e Itacoatiara concluíram o Programa de Qualificação de Novos Operadores da empresa de energia. A formatura dos alunos foi realizada nesta segunda-feira, dia 30, no Hotel Quality, em Manaus. O evento contou com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, da superintendente regional do IEL, Andrea Guerra, do representante do CETAM, Keumison Oliveira, e de representantes da Eneva.

O Programa de Qualificação de Novos Operadores da Eneva formou mão de obra para trabalhar nas operações do campo de Azulão, em Silves. Todas as etapas do curso foram remuneradas. Dos 25 formandos, 16 com os melhores resultados serão contratados pela empresa para ocupar vagas de Operador I e Técnico de Manutenção no campo de Azulão. Os demais irão compor o banco de recursos humanos para futuras oportunidades nas plantas operacionais da Eneva no Brasil (AM, RR, MA e CE).

“O Programa de Qualificação de Novos Operadores da Eneva contribui com a qualificação da mão de obra local nas regiões onde a empresa atua. Com iniciativas como essa, a empresa proporciona mais oportunidades aos participantes, que podem aproveitar todo o conhecimento adquirido no curso ao longo de sua carreira profissional. A empresa também passa a contar com profissionais mais capacitados para contratação”, explica a gerente de RH da Eneva, Fernanda Copeman.

Aprendizados

As aulas teóricas começaram em setembro, no município de Itapiranga, cumprindo todos os protocolos de saúde exigidos pelas autoridades por causa da pandemia. Ao todo, 32 candidatos participaram dessa etapa, que somou 120 horas de aprendizado, com profissionais especializados em petróleo e gás.

Darley Viana, de 23 anos, foi um destes candidatos. Nascido em Itapiranga, o jovem, que se formou em engenharia civil em 2018, decidiu se candidatar no processo seletivo no início deste ano. Hoje ele está entre os formandos que concluíram a qualificação. “É uma bagagem que nós vamos levar para a vida. Desde o início, achei muito interessante todo o curso e o conhecimento que ele nos proporciona. Tivemos 40 dias de aulas teóricas, mais a parte prática. Todos os colaboradores muito empenhados em ensinar. Foi uma experiência enriquecedora”, disse.

As aulas práticas foram realizadas no Complexo Parnaíba, área operacional da Eneva que fica em Santo Antônio dos Lopes, interior do Maranhão. Lá, os participantes conheceram as operações de extração e produção de gás natural e também geração de energia.
“Ver tudo de pertinho fez os olhos brilharem. Foi muito gratificante poder conhecer tantas coisas novas e ver como funciona toda parte de exploração, tratamento do gás, até a geração. Todo aprendizado foi muito bem-vindo. Tenho certeza que vai enriquecer muito meu currículo e abrir portas futuramente”, contou Suzana Flach, de 28 anos. Formada em engenharia de produção, ela também está entre os alunos que se formaram nesta segunda-feira.
Parcerias locais
O vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, espera que a parceria com a Eneva incentive novas experiências como esta. “A presença da Eneva vem tornar realidade a produção de gás no campo de Azulão, após 20 anos de sua descoberta pela Petrobras, com geração de impostos, emprego e renda em nosso Amazonas. Fico feliz pela confiança e parceria estabelecida entre a empresa e o IEL para seleção desses profissionais. Certamente será uma boa experiência para os selecionados”.

Já a superintendente regional do IEL, Andrea Guerra, destacou o quanto a iniciativa é valiosa para o currículo e formação profissional de cada candidato, principalmente para as mulheres. “A partir de agora o crescimento na carreira e a valorização como colaborador depende de vocês. Todos nós aqui acreditamos muito na capacitação e na força de vontade, além do pensamento positivo, acreditem em vocês. Me sinto muito feliz em chegar até essa etapa do programa e ver que a Eneva trouxe até aqui tantas mulheres para dentro da fábrica”.

Sobre Azulão

Localizado no município de Silves, o campo de Azulão será o primeiro a produzir gás natural na Bacia do Amazonas a partir de 2021. O campo foi descoberto em 1999, mas somente depois da aquisição pela Eneva, em 2018, passou a receber investimentos que viabilizaram a sua operação, contribuindo com o desenvolvimento do interior do Estado a partir da geração de empregos, qualificação de profissionais locais, aumento da renda e recolhimento de impostos e royalties.

O campo de Azulão terá um cluster com 3 poços produtores de gás natural, uma estação de tratamento, uma unidade de liquefação, uma estação de armazenamento e carregamento de GNL (gás natural liquefeito), além de uma unidade de geração de energia de aproximadamente 20 MW para garantir autonomia na operação do campo.

Sobre a Eneva

Empresa brasileira integrada de energia, que une a atividade de exploração e produção de gás natural em terra à geração de energia. As operações da Eneva estão concentradas no Norte e Nordeste do país e contribuem para o aumento da segurança energética das regiões e para a modicidade tarifária. A companhia é responsável por 46% da capacidade instalada de geração térmica do subsistema Norte e 11% da capacidade instalada de geração a gás do país.