Institucional

Eneva perfura o primeiro poço da Oferta Permanente na Bacia do Parnaíba

eneva
04 de agosto de 2020

A Eneva iniciou neste mês a perfuração do primeiro poço exploratório (1-ENV-13-MA) em um dos seis blocos arrematados na Bacia do Parnaíba (MA) no 1º Ciclo Licitatório da Oferta Permanente da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), realizado em setembro de 2019. O poço fica no bloco exploratório PN-T-68, no município de Capinzal do Norte. A previsão é de que outros poços exploratórios em blocos adquiridos na Oferta Permanente sejam perfurados até o fim do ano, considerando o cronograma da empresa junto a campanha exploratória nas adjacências dos campos já declarados comerciais na bacia.

A Eneva desembolsou R$ 3,5 milhões referentes ao bônus de assinatura para aquisição dos seis blocos arrematados no 1º Ciclo de Oferta Permanente. A empresa é a única com ativos em operação comercial na Bacia do Parnaíba, detentora de 18 dos 19 contratos de concessão. Desde dezembro do ano passado a companhia está realizando uma campanha de aquisição sísmica 2D de cinco mil quilômetros de extensão, abrangendo ativos de diversas rodadas licitatórias.

Atualmente, a Eneva possui uma área exploratória superior a 45 mil km² e nove campos de gás natural declarados comerciais na Bacia do Parnaíba, sendo cinco em produção e quatro em desenvolvimento, totalizando uma capacidade de produção de 8,4 milhões de m3 de gás natural por dia, responsáveis pela geração de 1.4GW no Complexo Parnaíba.

Sobre a Oferta Permanente (OP)

Primeiro leilão da OP

De acordo com informações da ANP, foram arrematados 33 blocos nas bacias Sergipe-Alagoas, Parnaíba, Potiguar e Recôncavo, e 12 áreas com acumulações marginais, nas bacias Potiguar, Sergipe-Alagoas, Recôncavo e Espírito Santo. O primeiro leilão da OP trouxe a consolidação do novo modelo de licitação, que oferece, permanentemente, um portfólio de blocos e áreas com acumulações marginais para exploração e produção de petróleo e gás natural. Dessa forma, as empresas têm a oportunidade de estudar essas áreas sem a limitação de tempo que as rodadas tradicionais proporcionam.