Institucional

Eneva obtém licença de operação para UTE Jaguatirica II

eneva
26 de novembro de 2021

A Usina Termelétrica (UTE) Jaguatirica II, pertencente à Eneva, obteve nesta sexta-feira, 26/11, sua licença de operação (LO). Concedida pelo órgão ambiental do Estado de Roraima, a LO é um marco importante para a etapa final do projeto que marca a primeira usina termelétrica movida a gás natural do Estado de Roraima.
A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e empresa integrada de energia, é responsável pela implantação do empreendimento, que faz parte do Projeto Integrado Azulão-Jaguatirica, vencedor do leilão de 2019 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Jaguatirica II atenderá à cerca de 70% da demanda de energia do Estado, permitindo o desligamento da capacidade de geração a diesel, o que reduzirá em 35% as emissões de CO2 (Dióxido de Carbono) e 99% de Óxido de Nitrogênio.
A licença foi concedida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), órgão de meio ambiente do Estado de Roraima, após a realização de análises e vistorias técnicas que atestaram a eficácia das turbinas geradoras e o baixo impacto ambiental do empreendimento. A usina está atualmente em fase final de comissionamento, na qual são realizados testes de confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. A previsão de conclusão desta etapa é no final deste ano, permitindo o início da operação no sistema isolado de Roraima.