Social / Comunidades

Eneva investe para impulsionar o desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais no Amazonas

eneva
18 de janeiro de 2024
Agricultora sorrindo pra foto segurando um punhado de grãos de café.
Agricultora de um projeto agroflorestal desenvolvido pela Eneva no Amazonas

A Eneva estabeleceu uma parceria técnica com o Instituto Belterra para a construção de um programa de desenvolvimento de territórios agroflorestais na região do projeto Azulão, no estado do Amazonas. Com o objetivo de fomentar negócios de impacto socioambiental positivo, o programa visa desenvolver e expandir Sistemas Agroflorestais (SAFs), gerando renda e emprego para as comunidades locais através da criação de florestas produtivas em áreas degradadas.

Entre os estudos planejados, destaca-se a análise da capacidade de suporte da cadeia de serviços, mapeamento de oportunidades de novos negócios e o desenho de sistemas produtivos rentáveis e adaptados às culturas locais. Antes da implantação em escala, um plano piloto será elaborado para testar e validar as premissas do programa, envolvendo aproximadamente 100 famílias da região e acelerando as cadeias de café e meliponicultora, que já contam com apoio técnico da Eneva desde 2022.

“Decidimos estruturar uma estratégia com uma visão de mais longo prazo, abrangendo o fortalecimento de todos os elos da cadeira produtiva da bioeconomia, e potencializando os impactos positivos para natureza, pessoas e clima. O plano de desenvolvimento irá aprimorar os meios de subsistência das comunidades agrícolas locais, ao mesmo tempo em que promoverá a regeneração do solo, a recuperação da biodiversidade e a remoção e armazenagem de carbono da atmosfera”, destaca Flavia Heller, diretora-executiva de Estratégia e ESG da Eneva.

Esta iniciativa marca a primeira incursão do Instituto Belterra no estado do Amazonas, com enfoque em dois municípios – Silves e Itapiranga. “Estamos embarcando em um projeto repleto de potencial. Nossa abordagem inclui um estudo amplo do ecossistema local, seguido pelo desdobramento estratégico no território, mapeando a rede de serviços, assistência técnica, mercados e mecanismos de financiamento. Esta iniciativa culminará no lançamento do Programa de Desenvolvimento Agroflorestal. Estamos altamente motivados pelas perspectivas,” afirma Valmir Ortega, presidente do Instituto Belterra.

O instituto produz e compartilha conhecimentos técnicos e científicos que otimizam e potencializam iniciativas rurais inseridas nas melhores práticas sustentáveis, por meio de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação.

Sistemas Agroflorestais (SAFs)

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são uma alternativa produtiva e regenerativa, desempenhando um papel fundamental na prevenção do esgotamento de recursos naturais e fomentando o desenvolvimento da bioeconomia. Ao combinar culturas de ciclos curtos e longos no mesmo espaço, os SAFs estabelecem um sistema de produção de alimentos que satisfaz as necessidades alimentares e também promove a revitalização do solo. Isso significa que, além dessa abordagem inovadora beneficiar o meio ambiente, contribuindo para a restauração de ecossistemas degradados, oferece ainda retorno financeiro aos produtores já no curto prazo.