Social / Comunidades

Eneva comemora avanços nos projetos socioambientais do Maranhão

eneva
26 de julho de 2022

A Eneva, empresa integrada de energia que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, realizou, nesta terça-feira (26/7), no município de Santo Antônio dos Lopes e outras localidades do interior do Maranhão, eventos que marcam o avanço dos trabalhos socioambientais da empresa na região, onde produz energia no Complexo Parnaíba.

Pela manhã, a Eneva entregou o primeiro viveiro do programa Reflorestar, na área da reserva legal de Nova Demanda. À tarde, houve uma cerimônia de apresentação da produção das mulheres beneficiadas pelo programa Elas Empreendedoras.

“Em nossas operações, buscamos o equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico. Fazemos isso com ações que contribuem com a melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda nas regiões onde a Eneva atua. Além disso, priorizamos projetos de bioeconomia e agroflorestais, que trazem segurança alimentar às comunidades”, afirmou Anita Baggio, diretora de Gente, ESG, Saúde & Segurança, Comunicação & Cultura da Eneva.

O Reflorestar, lançado em 2021, visa a recuperação de áreas degradadas maranhenses. A área a ser recuperada, inicialmente, é de 60 hectares, o equivalente a cerca de 85 campos de futebol.

No programa, são priorizadas áreas com potencial de desenvolvimento de sistemas agroflorestais que incentivam a preservação ambiental e o crescimento socioeconômico local. O projeto incrementa a renda da população local e a sustentabilidade das comunidades, tendo como foco uma produção agroecológica. Por isso, se enquadra nos compromissos ESG (com o meio ambiente, a sociedade e a governança, na sigla em inglês) assumidos pela Eneva.

“Esse é o primeiro viveiro de um projeto social da Eneva e isso mostra a confiança da companhia nessa comunidade. Esperamos que sirva de modelo para muitos outros projetos. Aqui, vamos investir inicialmente em 20 mil mudas, que vão servir aos projetos de reflorestamento da empresa, servir de geração de renda para quem participa e reforçar o compromisso da Eneva com a sustentabilidade”, disse Elizabeth Teles, coordenadora de Responsabilidade Social da companhia.

Já o programa “Elas Empreendedoras” é formado por um grupo de agricultoras, quebradeiras de coco e ribeirinhas que comercializam produtos beneficiados para a Prefeitura, comércios locais e feiras. Assim, essas mulheres agregam renda aos seus orçamentos e deixam de depender de projetos sociais. O projeto abrange ainda temáticas paralelas, como empoderamento feminino, violência contra mulher e diversidade.

O ‘Elas Empreendedoras’ é realizado também no município de Itapiranga (Amazonas), onde a Eneva atua, e abrange ainda temáticas paralelas, como empoderamento feminino, violência contra mulher e diversidade.

Ao fim do dia, Baggio e a equipe de sustentabilidade da Eneva visitaram o projeto Semear, de educação de jovens e adultos que não tiveram acesso à alfabetização na infância, entre eles quebradeiras de coco de babaçu. O evento contou com as presenças das secretárias de Educação dos municípios de Santo Antônio dos Lopes, Raimunda Carvalho, e de Capinzal do Norte, Elissandra Abreu.