Social / Comunidades

Eneva e Governo de Roraima firmam acordo para implantação de projeto em escolas de Boa Vista

eneva
17 de agosto de 2021

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, lançou, nesta terça-feira, dia 17, o Projeto Educação Sustentável, que vai implantar hortas agroecológicas e capacitar alunos e professores de 12 escolas estaduais de Boa Vista, capital de Roraima. O lançamento ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antonio Pinto Lima e contou com as presenças da primeira-dama do Estado, Simone Denarium, representando o governador de Roraima, Antonio Denarium, da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles, o analista de Políticas Públicas e Relações Governamentais da empresa, Lenine Moura, além do gerente da Usina Jaguatirica II, Ranieri Jacome.
O Educação Sustentável é o primeiro projeto social da Eneva em Boa Vista. Ele será implementado em parceria com o Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed).
A coordenadora de Responsabilidade Social, Elizabeth Teles, explica que o principal objetivo da ação é promover o debate coletivo entre os estudantes e disseminar informações socioambientais em escolas e associações comunitárias da região.
“A educação ambiental visa, principalmente, o aumento de práticas sustentáveis, assim como a redução de danos ambientais e um consumo mais consciente. Com isso, ela promove a mudança de comportamentos. É importante que, desde cedo, as crianças aprendam a lidar com o desenvolvimento sustentável e, assim, aprendam valores sociais, desenvolvam habilidades, competências e aprimorem seus conhecimentos”, afirma.
A primeira-dama Simone Denarium destacou o papel da Eneva enquanto transformadora de vidas. “Contemplamos inicialmente 12 escolas, mas temos a certeza de que esse é um projeto com capacidade de se multiplicar e chegar a mais unidades de ensino e até as casas dos nossos alunos, contribuindo para a melhoria da saúde da família. Essa é uma iniciativa de fundamental importância para Roraima, porque são empreendedores de peso acreditando no nosso Estado”, afirmou.
A solenidade contou com a assinatura simbólica do termo de cooperação entre a Eneva e a Secretaria de Educação. A titular da pasta, Leila Perussolo, destacou o compromisso que o Governo de Roraima assume com a educação sustentável ao firmar esse acordo. “Professores e alunos darão o seu melhor para a implantação das hortas orgânicas nas escolas e para além-muro das escolas. Saúde faz parte da educação sustentável, ao educar nossos filhos para adotarem uma alimentação saudável estamos transformando vidas e as relações dentro de nossas casas e em sociedade.
Ações – O Projeto Educação Sustentável vai implantar hortas agroecológicas em espaços ociosos de 12 unidades de ensino estaduais de Boa Vista. Além disso, fará a capacitação de profissionais de educação que vão apoiar os estudantes nas atividades extra sala.
Nas escolas, o projeto terá oficinas de capacitação que abordarão conteúdos teóricos e práticos de sustentabilidade, segurança alimentar e protagonismo social. Todas as atividades seguirão as recomendações preventivas da OMS e as orientações estaduais e municipais contra a COVID-19.
Os temas trabalhados são construídos conforme a realidade dos grupos envolvidos, como qualidade ambiental, conservação do meio ambiente, reaproveitamento de alimentos, entre outros.
Em Boa Vista, participarão do projeto as escolas estaduais América Sarmento Ribeiro; Professora Maria das Dores Brasil; Monteiro Lobato; Gonçalves Dias; Mário Davi Andreazza; Buriti; Professor Casadio; Professora Antonio Coelho de Lucena; Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho; além das unidades voltadas à população indígena, Davi de Souza; Adolfo Ramiro Levi; e Professor Genival Thomé Macuxi.
O projeto Educação Sustentável alcança, atualmente, 95 comunidades, incluindo escolas e associações comunitárias nos Estados do Maranhão, Ceará e Amazonas, onde a Eneva tem operações.