Social / Comunidades

Eneva e Embrapa iniciam visitas em áreas de produção agrícola familiar para projeto de reflorestamento

eneva
05 de outubro de 2021

A Eneva deu mais um passo para a concretização do projeto que vai reflorestar uma área de oito hectares, por meio de sistemas agroflorestais de produção, em comunidades rurais do Médio Amazonas. Na última semana de setembro, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) percorreram áreas de produção agrícola familiar em Silves e Itapiranga, para conhecer os trabalhos desenvolvidos e estabelecer um cronograma de atividades futuras de produção.

Uma das primeiras iniciativas será a implantação de sementeiras e viveiros de mudas de uso coletivo, em áreas demonstrativas, que oferecerá capacitação aos agricultores em técnicas de manejo consorciado de culturas agrícolas. A intenção é que a partir da introdução de espécies frutíferas nativas na região, ela se transforme em um polo de produção referência nas principais culturas identificadas nas cidades, que são mandioca, café e mel.

As visitas ocorreram em áreas de horticultura, meliponicultora, floresta, transferência de tecnologia e sistemas agroflorestais. “A parceria com a Eneva é uma iniciativa promissora e a Embrapa vai entrar com a sua expertise em sistemas agroflorestais, viveiros, produção de sementes, controle biológico e organização de negócios para dar suporte aos agricultores”, explica o pesquisador Roberval Monteiro, que integrou a comitiva. Ao todo, 50 pesquisadores da Embrapa estão envolvidos no projeto.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles, a parceria entre as empresas contribuirá para o desenvolvimento da agricultura familiar no Médio Amazonas. “Será um trabalho de longo prazo, focado na capacitação, geração de renda, segurança alimentar e transformação de vidas”, afirma.