Institucional

Eneva e BNDES destinam R$ 8,9 milhões para restauração ecológica na Amazônia

eneva
05 de julho de 2023
Foto com oito pessoas, sendo três mulheres e cinco homens. Eles estão em cima de um palco posando pra foto.

A Eneva e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram nesta quarta-feira, 5, em Manaus (AM), edital que disponibilizará até R$ 8,9 milhões em recursos para incentivar a restauração ecológica na Amazônia.

A iniciativa faz parte do programa Floresta Viva, que investe na restauração ecológica e preservação da biodiversidade brasileira a partir de recursos do Fundo Socioambiental do BNDES, com apoio de instituições parceiras como a Eneva, operadora integrada de energia que atua na exploração e produção (E&P) de gás natural e no fornecimento de soluções em energia.

O edital será conduzido e operacionalizado pelo FUNBIO, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que é gestora do Floresta Viva. Ele prevê apoiar até duas propostas que resultem na recuperação de uma área de até 400 hectares, no interior e no entorno de 10 unidades de conservação ambiental localizadas no território amazônico.

O recorte inclui quatro áreas de Proteção Ambiental (APAs), uma Floresta, dois Parques Estaduais e três Reservas de Desenvolvimento Sustentável, áreas altamente prioritárias para a recuperação florestal da Amazônia. Todas as unidades de conservação contempladas no edital são geridas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) que contribuiu com a análise técnica do projeto.

Os projetos selecionados deverão implementar ações de restauração ecológica e fortalecimento da cadeia produtiva da restauração. Os recursos serão investidos na conservação da biodiversidade, visando melhorar a qualidade ambiental e diminuir as desigualdades sociais e regionais. O prazo para execução das propostas é de até 48 meses.

O edital é voltado para instituições sem fins lucrativos, como associação civis e fundações privadas e cooperativas em qualquer grau de constituição. Para participar, os interessados deverão enviar suas propostas até o dia 4 de setembro de 2023, por meio de formulário eletrônico.

A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, avalia que “o edital irá contribuir para a recuperação de unidades de conservação e de sua biodiversidade no Estado do Amazonas”. Ela destaca que o Floresta Viva “é uma das maiores iniciativas de restauração ecológica em curso no nosso país, que dialoga com políticas públicas e propicia a geração de empregos e renda, pois impacta todo o setor de restauração”.

“O Amazonas ocupa posição de protagonismo no plano de negócios da Eneva e proteger o bioma amazônico é um dos compromissos da companhia. O programa Floresta Viva beneficia mutuamente o meio ambiente e as comunidades locais – o ‘E’ e o ‘S’ da sigla ESG. Promovemos isso por meio de iniciativas como capacitação profissional e restauração ecológica, formando verdadeiros guardiões da floresta”, disse a diretora de ESG, Saúde e Segurança & Comunicação da Eneva, Anita Baggio.

Segundo a secretária-geral do FUNBIO, Rosa Lemos de Sá, “a restauração no interior e no entorno de unidades de conservação com apoio do Floresta Viva é um passo importante para manter a biodiversidade na região. E a criação de corredores ecológicos, que vão conectar áreas hoje fragmentadas, é central para o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e, por conta disso, a saúde da própria floresta como um todo”, explicou.

O edital do Floresta Viva está disponível no site da FUNBIO.