A Eneva, empresa integrada de energia, com atuação desde o E&P até a produção e comercialização de gás natural e energia elétrica, dá início a um novo ramo de negócios de Comercialização de Gás na Malha, celebrando as primeiras transações de Mesa de Operações de Gás Natural. A Mesa de Gás visa fornecer soluções de flexibilidade trazendo mais liquidez e segurança para o mercado brasileiro de gás natural. O gás natural será ofertado a partir do Hub Sergipe, primeiro terminal privado de GNL conectado a malha de transporte de gás nacional.
A companhia já assinou os primeiros acordos com clientes industriais e geradores termelétricos conectados à malha da TAG. A Eneva será pioneira em oferecer soluções de flexibilidade e liquidez para o mercado brasileiro de gás natural.
O anúncio oficial será feito no dia 12 de março, terça-feira, durante a 2ª edição do Sergipe Day, um dos principais fóruns de debate sobre as potencialidades e oportunidades do estado de Sergipe e que este ano será realizado no Rio de Janeiro.
“O lançamento de nossa Mesa de Gás amplia a nossa oferta de soluções ao mercado e torna viável produtos que são muito importantes para um mercado que busca ser cada vez mais dinâmico. Com esses produtos, nossos clientes poderão gerenciar volumes e preços, agregar mais segurança de suprimento e alternativas de fornecimento”, comenta Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.
Os acordos firmados preveem a possibilidade de fornecer até 1.100.000 m³/dia a partir do início de suas vigências. O contrato com o cliente industrial tem início no segundo semestre deste ano, enquanto o fornecimento com o gerador termelétrico inicia no segundo semestre de 2026, com duração de 15 anos. O gás será entregue via gasodutos, na malha de Transporte da TAG.
Com a conexão do seu Terminal de GNL na malha da TAG, a Eneva se torna o primeiro agente privado conectado a malha de transporte de gás e estabelece uma posição de destaque no mercado de gás brasileiro.
Segundo Marcelo Lopes, o acordo com o cliente industrial representa o início de atuação da Eneva no “mercado livre de gás”.
No Brasil, a otimização das operações de gás natural “on grid” (conectadas à rede) é realizada nas malhas de transporte de gás natural operadas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, responsáveis pela gestão da malha de gasodutos que se estende do Sul ao Nordeste do Brasil.