Institucional

Aulas do Programa de Qualificação começam no Amazonas

eneva
02 de setembro de 2020

Após processo de seleção promovido pela Eneva, com o apoio do IEL AM, 32 candidatos de Itapiranga, Silves e Itacoatiara participaram ontem (terça-feira, 01/09) da aula inaugural da parte teórica do Programa de Qualificação de Novos Operadores, que formará mão de obra para trabalhar nas operações do campo de Azulão, em Silves.

O curso será realizado em Itapiranga, cumprindo os protocolos de saúde exigidos neste momento de pandemia. Inclusive, todos os participantes foram submetidos ao teste da Covid-19. As aulas teóricas se estendem até 21 de outubro, somando 208 horas de aprendizado. Profissionais da Eneva especializados em Petróleo & Gás irão ministrar as aulas, de segunda a sexta-feira à noite, e aos sábados durante o dia.

Ao final das aulas teóricas, os alunos que apresentarem melhor desempenho seguem para a etapa de qualificação prática, que será realizada na unidade operacional da Eneva no Maranhão, com duração de um mês, aproximadamente.

Todas as etapas do curso são remuneradas. Ao final do Programa de Qualificação, os participantes com os melhores resultados serão contratados pela empresa para ocupar vagas de Operador I e Técnico de Manutenção no campo de Azulão, em Silves. Os demais alunos irão compor o banco de recursos humanos para futuras oportunidades nas plantas operacionais da Eneva no Brasil (AM, RR, MA e CE).

“O Programa de Qualificação de Novos Operadores vai contribuir com a qualificação da mão de obra local, proporcionando mais oportunidades aos participantes. E a Eneva poderá contar com profissionais ainda mais preparados na região”, explica a Gerente de Recursos Humanos, Fernanda Copeman.

Sobre Azulão

Localizado no município de Silves, o campo de Azulão será o primeiro a produzir gás natural na Bacia do Amazonas a partir de 2021. O campo foi descoberto em 1999, mas somente depois da aquisição pela Eneva, em 2018, passou a receber investimentos que viabilizaram a sua operação, contribuindo com o desenvolvimento do interior do Estado a partir da geração de empregos, qualificação de profissionais locais, aumento da renda e recolhimento de impostos e royalties.

O campo de Azulão terá um cluster com 3 poços produtores de gás natural, uma estação de tratamento, uma unidade de liquefação, uma estação de armazenamento e carregamento de GNL (gás natural liquefeito), além de uma unidade de geração de energia de aproximadamente 20 MW para garantir autonomia na operação do campo.