Agricultores do Projeto Agrícola Nova Demanda, com apoio da Eneva, única empresa privada de geração de energia integrada do Brasil, realizaram, na praça central de Santo Antônio dos Lopes (MA), a 1ª Feirinha Agroecológica dos moradores do reassentamento. Hortaliças, azeite de coco babaçu, batata doce, macaxeira, geleia de maracujá, frutas e polpas orgânicos foram alguns dos produtos vendidos na ação, que ocorreu nesta quarta-feira (24), e visa promover a geração de renda e autonomia aos trabalhadores assistidos pelo projeto.
“A adesão foi muito positiva, com participação da população local e a venda de 80% dos produtos. Neste momento, um dos focos do projeto é a geração de renda para os agricultores, através do fortalecimento da agricultura familiar no modelo agroecológico, com perspectivas de produção orgânica, acompanhamento técnico especializado, fornecimento de insumos, oficinas e intercâmbio com outros projetos agrícolas”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles.
A 1ª Feirinha Agroecológica do projeto foi realizada cumprindo todas as exigências sanitárias devido à pandemia do coronavírus. Os agricultores que participaram da ação usaram toucas, luvas e máscaras. Além disso, o álcool em gel foi disponibilizado nas barracas.
Depois de Santo Antônio dos Lopes, as feiras seguirão, nos próximos meses, para as cidades de Capinzal, Lima Campo e Dom Pedro.