Em 25 de junho de 2023, uma equipe do Projeto Tamar, em parceria com a ENEVA, encontrou uma tartaruga fêmea a espécie Caretta Caretta, também conhecida como tartaruga-cabeçuda, em condições preocupantes nas praias de Barra dos Coqueiros (SE). Prostrado e demonstrando sinais de má saúde, o animal foi prontamente levado para receber cuidados especializados em Aracaju. Ele foi solto recentemente de volta ao seu habitat natural.
Após oito meses de tratamento intensivo, durante os quais foram identificados problemas de anemia, subnutrição e acúmulo de resíduos no trato gastrointestinal, a equipe veterinária do Projeto Tamar anunciou a recuperação completa da tartaruga.
O processo de resgate, reabilitação e soltura foi supervisionado pelo analista de Meio Ambiente da Eneva, Túlio Dantas, responsável pelo Programa de Monitoramento da Macrofauna Marinha.
A Eneva desenvolve o Plano de Ação da Biodiversidade na região do Hub Sergipe, em parceria com o Projeto Tamar, que registrou em 2022 o nascimento de 55 mil filhotes de tartaruga.