A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou, nesta terça-feira (1), no Diário Oficial, portaria autorizando a Eneva, maior operadora privada de gás natural do país e geradora integrada de energia, a integrar o Terminal de GNL, o Hub Sergipe, no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, à malha da TAG. Com isso, a empresa se torna o primeiro agente privado conectado à malha de transporte de gás.
Um dos contratos de suprimento já estabelecidos pelo Hub Sergipe viabiliza a antecipação de contrato de reserva capacidade (CRCAP) da UTE Termopernambuco e possui vigência de outubro de 2024 a junho de 2026. No contrato, a Termopernambuco poderá solicitar à Eneva até 2.400.000 m³/dia de gás natural, em modalidade 100% flexível.
A assinatura do contrato em modalidade flexível, com garantia de disponibilidade e suprimento, representa mais um avanço importante no plano de negócios da Eneva, ao expandir o seu portfólio de clientes e ofertar soluções inovadoras ao mercado de gás natural na malha a partir do Hub Sergipe, além de contribuir com a segurança energética do país.
Sobre o HUB Sergipe – Localizado na região metropolitana de Aracaju, o chamado Hub Sergipe conta com uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação de gás natural (FSRU) com capacidade de 21 milhões de m³/d e a usina termelétrica Celse, com capacidade de geração de 1,6 GW, que consome cerca de 6 milhões de m³/d.
No Brasil, a otimização das operações de gás natural “on grid” (conectadas à rede) é realizada nas malhas de transporte de gás natural operadas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, responsáveis pela gestão da malha de gasodutos que se estende do Sul ao Nordeste do Brasil.