Social / Comunidades

Eneva lança “Elas Empreendedoras” em Sergipe para capacitar mulheres marisqueiras em Pirambu e Barra dos Coqueiros

eneva
04 de junho de 2024
Além de Sergipe, o projeto está presente no Amazonas, Roraima, Ceará e Maranhão

“Cresci vendo minha família trabalhar com camarão e segui dando continuidade a esse trabalho, que quero expandir para outras localidades”, relata Cleciane Monteiro, marisqueira do município de Pirambu. Ela é uma das 60 mulheres do projeto “Elas Empreendedoras”, apoiado pela Eneva, que ganhou um novo capítulo em sua trajetória ao chegar ao estado sergipano. É onde está localizado o Hub Sergipe, um dos maiores ativos da companhia, que comercializa gás natural e gera energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A partir de agora, esse grupo de marisqueiras de Pirambu e Barra dos Coqueiros, localidades próximas ao empreendimento, terá a oportunidade de receber capacitação e acesso a ferramentas de inclusão financeira.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a primeira fase do projeto será dedicada à identificação das potencialidades locais, considerando as atividades produtivas e tradicionais já realizadas pelas participantes. Em seguida, será elaborado um plano de ação estruturado em quatro fases, focado na profissionalização das atividades por meio de capacitações e oficinas teóricas e práticas. Além dos treinamentos voltados ao empreendedorismo, o projeto também abordará temas essenciais como violência doméstica e saúde da mulher, garantindo um suporte integral às integrantes.

O projeto fortalece a relação entre a empresa e a comunidade local, focando na diminuição da vulnerabilidade social e no desenvolvimento da renda das mulheres envolvidas. É o que ressalta a coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, Elizabeth Teles, ao destacar um importante resultado do projeto, realizado também em outros estados onde a companhia atua.

“O projeto Elas Empreendedoras nasceu com o propósito claro de proporcionar incremento de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e depois de três anos, registramos que 89,45% delas saíram de condições abaixo da linha da pobreza”, afirma.

Elas Empreendedoras

O projeto é uma iniciativa apoiada pela Eneva que visa capacitar mulheres ao empreendedorismo, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento econômico e social. Desde 2020, a Eneva já investiu mais de R$ 1 milhão no projeto, que tem como objetivo criar oportunidades de trabalho, gerar renda e promover a inclusão financeira das participantes. Atualmente, 270 mulheres fazem parte da iniciativa nos estados do Maranhão, Ceará, Roraima e Amazonas, além de Sergipe.