A Eneva lança a Voltta como comercializadora varejista do grupo e reforça sua atuação no mercado livre de energia elétrica, com a ampliação de seu portfólio de oferta de soluções energéticas. O objetivo do novo negócio, que tem na tecnologia o diferencial, é aproveitar o ingresso de mais clientes no ambiente de livre de contratação de energia – no qual a Eneva já é um dos maiores players do mercado.
“Esse movimento segue a nossa meta de diversificação para oferecer novas soluções e produtos a diferentes nichos de mercado. Com a expansão do mercado livre de energia, ocorrida em janeiro deste ano, nos preparamos para ofertar soluções energéticas, para pequenas e médias empresas, através da Voltta, como parte do nosso plano de crescimento em comercialização de energia”, comentou Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.
O diretor ressalta que a Voltta tem um grande potencial para gerar negócios e complementar a estratégia da Eneva, que já atende empresas de grande porte e mais alto consumo por meio da sua comercializadora de energia. “Nossa meta com a Voltta é comercializar 1,7 GW médios em energia para o segmento varejista e atingir ao menos 5 mil clientes até 2030. Acreditamos que aqui no Brasil, como em outros lugares do mundo, essa tendência de os consumidores buscarem preços mais competitivos, além de produtos, serviços e soluções customizadas, vai alavancar de forma substancial o crescimento desse mercado.”
Tecnologia como Diferencial
Para atingir os clientes de varejo, a aposta da Voltta, que tem origem como uma energy tech voltada para eletromobilidade e DNA 100% digital, é investir pesado em tecnologia e inovação. “Oferecemos um sistema completo, uma plataforma digital com foco na melhor experiência do usuário e nossos parceiros de negócios, que permite a análise e projeção do consumo de energia. Todos os processos são realizados de maneira 100% digital, fácil, rápida e flexível, e com os menores custos, com foco em pequenas e médias empresas, que buscam otimizar seus custos com energia”, afirmou Maurício Sant´Anna, CEO da Voltta.
Uma característica peculiar da Voltta é conjugar soluções em energia elétrica para o segmento de pequenas e médias empresas com a eletromobilidade. Este diferencial vem da expertise da Voltta em gestão de carregamento de carros elétricos e desenvolvimento de tecnologia voltada para proporcionar uma boa experiência do consumidor.
Marcelo Lopes ressalta que o acesso à energia é um fator de competitividade de empresas de menor porte. “Passamos a atender empresas que têm na conta de energia um fator competitivo importante em seus custos, como hospitais, supermercados, padarias, academias, pequenas e médias indústrias e condomínios, por exemplo”, comentou.
Desde janeiro de 2024, o Ministério de Minas e Energia concedeu a empresas (pequenas e médias) do Grupo A, atendidas em média e alta tensão, a possibilidade de selecionar o seu fornecedor de energia, migrando do mercado cativo (atrelado às distribuidoras de energia) para o mercado livre. Segundo dados da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), essa fatia de mercado conta com 202 mil unidades consumidoras, sendo que apenas 40 mil estão no mercado livre.
Sobre a Voltta
A Voltta foi criada em 2019, no âmbito do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Aneel. A Eneva investiu na então startup, que nasceu com o foco em prover soluções para a gestão de recarga elétrica veicular. A Voltta já conta com mais de 300 MWh transacionados nesse segmento. Com essa nova onda de expansão da companhia, o objetivo é se apoiar em inovação e tecnologia para ganhar espaço na comercialização de energia para pequenas e médias empresas, além de ampliar as ofertas de eletromobilidade.
Saiba mais em www.voltta.com.br