Resultados

Eneva acelera geração de energia no 3T25 com retomada do despacho por mérito

marcospaulo
17 de outubro de 2025

A Eneva alcançou geração bruta total de 4.053 GWh no terceiro trimestre de 2025, aumento de 117% em relação ao 2T25 e desempenho equivalente ao registrado no 3T24. O resultado foi impulsionado pelo retorno do despacho por ordem de mérito, que voltou a ser relevante diante da elevação dos preços de energia, além da inflexibilidade contratual da UTE Parnaíba II e da UTE Parnaíba VI, que iniciou sua operação comercial no fim do 1T25.

O despacho por mérito ocorre quando as térmicas são acionadas por apresentarem custos competitivos frente às demais fontes disponíveis no sistema. No 3T25, esse movimento foi intensificado pela piora nas condições hidrológicas e pela maior demanda de potência ao fim do dia, o que intensificou o acionamento das usinas térmicas. Com isso, o Complexo Parnaíba operou com 74% de despacho e a UTE Jaguatirica II, em Roraima, com 78%, materializando a competitividade desses ativos e a relevância da companhia na garantia da segurança energética nacional.

Outro destaque do trimestre foi a antecipação dos contratos de reserva de capacidade (CRCAP) da UTE Viana, para Agosto/25, e das UTEs Parnaíba IV e Geramar I e II, para Outubro/25, ambos iniciando quase um ano antes do previsto.

No segmento de Upstream, a produção de gás totalizou 0,69 bcm no período. Como resultado, as reservas 2P da companhia somaram 44,7 bcm ao fim do trimestre.