A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, amplia sua atuação social voltada às mulheres com o lançamento do Programa Acolhe, em Sergipe. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Natura, tem como foco o fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. O evento aconteceu no fim de junho, em Aracaju, com a participação de cerca de 60 profissionais das secretarias de Assistência Social e de Políticas para Mulheres dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Pirambu, que estão sendo capacitadas para atuar em casos de violência. O encontro marcou o início das atividades de formação, com a aula inaugural conduzida por Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas e Direitos da Mulher do Instituto Natura. E, ainda, capacitação com conteúdos especializados e que abordaram estratégias práticas de acolhimento e escuta qualificada às vítimas.
“Temos um trabalho relevante apoiando mulheres em situação de vulnerabilidade nas regiões onde atuamos, seja por meio do empreendedorismo ou do acolhimento. Com o Programa Acolhe, queremos garantir que essas mulheres saibam que não estão sozinhas”, afirma Elizabeth Telles, gerente de Responsabilidade Social da Eneva.
O conteúdo da capacitação prepara as agentes para lidar com protocolos e fluxos de atendimento em rede, com foco no correto preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar). A meta é fortalecer a rede local de proteção e oferecer suporte qualificado, com orientações estratégicas, abrigo voluntário, atendimento jurídico e psicológico — sempre em complementaridade à atuação do poder público.
“Acreditamos que a proteção da vida das mulheres exige um esforço conjunto, contínuo e articulado entre os setores público e privado. As estatísticas de feminicídio e violência de gênero no Brasil são alarmantes. Por isso, é urgente fortalecer políticas públicas eficazes e investir em soluções integradas que atuem desde a prevenção até o acolhimento das vítimas. No Instituto Natura, compreendemos que nenhuma organização, sozinha, consegue enfrentar esse desafio. As parcerias são essenciais para ampliar o alcance, garantir respostas mais rápidas e salvar vidas. A união de diferentes competências e compromissos é o que pode transformar esse cenário e assegurar que nenhuma mulher perca a vida por ser mulher”, diz Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas e Direitos da Mulher do Instituto Natura.
Projetos da Eneva em desenvolvimento em Sergipe
No estado do Sergipe, a Eneva opera o Hub Sergipe, um terminal que oferece energia flexível para indústrias como Vale, Termopernambuco, Linhares Geração e Cerâmica Capri. O Hub é o primeiro terminal privado de GNL conectado à malha de transporte de gás da transportadora TAG, garantindo um fornecimento seguro e adaptável para o mercado industrial.
Elas Empreendedoras
Dentre as ações sociais que realiza, a Eneva reafirma seu compromisso com o empreendedorismo feminino por meio do projeto social “Elas Empreendedoras”, que já impactou mais de 448 famílias nos estados do Maranhão, Ceará, Roraima, Sergipe e Amazonas. A iniciativa busca fortalecer a geração de renda local, oferecendo capacitações que desenvolvem habilidades e impulsionam negócios liderados por mulheres. Desde 2020, a Eneva já investiu mais de R$ 3,5 milhões no projeto, alcançando resultados transformadores. Com essa atuação, a companhia reafirma seu compromisso em promover um impacto social positivo e sustentável nas comunidades onde está presente.