Moradoras de São Gonçalo do Amarante e arredores do Pecém já tiveram incremento de renda de 203% em três anos
O “Elas Empreendedoras”, projeto social da Eneva com foco no empoderamento e empreendedorismo feminino, chegou ao Ceará. Nesta quinta-feira (05/06), foi realizada a aula inaugural do curso de letramento digital, na Estação Ecológica, para marcar o início dessa nova etapa em que 30 alunas da cidade de São Gonçalo do Amarante vão ter a oportunidade de aprender a vender seus produtos de forma on-line e aprender mais sobre Inteligência Artificial.
“A chegada do ‘Elas Empreendedoras’ ao Pecém veio para qualificar mulheres por meio do ensino e da capacitação, para que elas possam conquistar autonomia e aumentar ainda mais seu mercado consumidor e assim o incremento de renda”, explica Elizabeth Telles, gerente de Responsabilidade Social da Eneva.
A ação conta com a parceria da SoulCode Academy, que aplica tecnologias voltadas para a área de educação e inclusão digital. A empresa também participou da primeira turma de capacitação digital promovida pela Eneva, no interior do Amazonas, em abril do ano passado. “Agradecemos à Eneva pela confiança e pela oportunidade de sermos o parceiro de educação neste projeto tão transformador. Levar o letramento digital para mulheres em regiões não óbvias é mais do que ensinar tecnologia, é abrir caminhos para autonomia, renda e futuro”, afirmou.
Participantes do projeto Elas Empreendedoras há três anos, as mulheres são artesãs que produzem bolsas, chapéus e biojoias criadas a partir de matérias-primas nativas, o que contribui para o fortalecimento da economia sustentável da região. O grupo, que já participa de feiras regionais, comercializa as peças e já alcançou um incremento de renda de 203%. Atualmente, 98,3% das alunas do projeto na região saíram oficialmente da linha da pobreza.
Com o curso, elas vão aprender sobre Letramento Digital e comercialização em redes sociais a partir de noções de Inteligência Artificial, em um programa com 80 horas de capacitação e duração de dois meses. As aulas ocorrem duas vezes por semana. O investimento da Eneva na ação foi de R$ 2 milhões.
Criado em 2020, o “Elas Empreendedoras” já beneficiou mais de 400 mulheres no Maranhão, Ceará, Roraima e Amazonas, estados onde a Eneva possui operação, com formação em gestão de negócios, educação financeira e marketing digital. O programa recebeu investimento total de R$ 3,5 milhões e todas as participantes conseguiram superar a linha da pobreza extrema, com aumento de renda de até 500%.
Uma das alunas ressaltou a alegria de fazer parte desse grupo de mulheres. “Nossa expectativa com esse curso em que vamos aprender até mesmo como usar a inteligência artificial é aumentar as nossas vendas e nossas rendas. É para isso que estamos aqui e estamos muito felizes com essa oportunidade”, comemora Francileide Silva.