A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, anunciou a expansão do projeto Elas Empreendedoras, com previsão de investimento de R$ 2 milhões nos próximos anos. A ampliação inclui a chegada do programa à Bahia — estado onde a companhia opera o Complexo Solar Futura — e foi apresentada nesta terça-feira (9), durante o primeiro Encontro Nacional do Elas Empreendedoras, que reuniu 150 participantes de diferentes regiões do país em São Luís (MA).
Criado em 2020, o Elas Empreendedoras já beneficiou mais de 400 mulheres com formação em gestão de negócios, educação financeira e marketing digital, promovendo o empoderamento feminino, com autonomia financeira e inclusão social. Com o tema “Empreendedorismo Feminino e o Mundo Digital”, o encontro reforça o compromisso do projeto em fortalecer produções locais e transformar mulheres em líderes de seus próprios negócios e comunidades. A programação inclui o anúncio de novas turmas de Letramento Digital em São Luís (MA) e São Gonçalo do Amarante (CE), etapa fundamental para inserção no mercado digital.
“O objetivo é ampliar o alcance do programa e beneficiar um número ainda maior de mulheres, oferecendo capacitação, suporte para o desenvolvimento de negócios e assim mais oportunidades que possam promover incremento de renda e melhoria da qualidade de vida delas. ”, afirma Elisabeth Teles, gerente de Responsabilidade Social da Eneva.
Os resultados já obtidos pelo programa mostram seu impacto. No Amazonas, por exemplo, participantes aumentaram a renda em até 500%, superando a linha da pobreza. No Maranhão, 92,9% das mulheres atendidas também conquistaram essa marca.
A expansão para a Bahia reforça o compromisso da Eneva com o desenvolvimento nas regiões onde atua. No estado, a companhia opera o Complexo Solar Futura, um dos maiores das Américas, localizado em Juazeiro. Conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o empreendimento tem capacidade para gerar energia suficiente para abastecer cerca de 1,7 milhão de pessoas, contribuindo para a transição energética do Brasil.
No Maranhão, estado sede do encontro, a Eneva opera o Complexo Parnaíba, maior complexo termelétrico a gás natural do Brasil, localizado no município de Santo Antônio dos Lopes. O Complexo Parnaíba é composto pelas usinas Parnaíba I, Parnaíba II, Parnaíba III, Parnaíba IV e Parnaíba V, que juntas possuem uma capacidade instalada de 1,9 GW, dos quais 1,8 GW já estão em operação.