Institucional

Eneva recebe segunda turbina e gerador no Complexo Termelétrico Azulão 950 em Silves

eneva
20 de setembro de 2024

As obras do Complexo Termelétrico Azulão 950 estão em pleno andamento, com previsão de geração de energia a partir de 2026. Recentemente, o canteiro de obras recebeu a segunda turbina e o gerador da termelétrica Azulão II, usina com capacidade instalada de 590 MW e que será construída em ciclo combinado. A usina foi contratada no 2º Leilão de Reserva de Capacidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em setembro de 2022.

A chegada desses grandes equipamentos representou um desafio logístico devido à seca dos rios Amazonas e Urubu. A turbina e o gerador, que pesam mais de 600 toneladas (equivalente a cerca de 1.000 carros de passeio), viajaram dos Estados Unidos até o Porto de Manaus, e de lá seguiram para o Porto de Silves com destino ao canteiro de obras da Eneva.

“O sucesso da operação só foi possível graças ao trabalho integrado de nossa equipe e nossos parceiros, todos comprometidos com essa entrega. Este marco robustece a nossa expertise na gestão de operações de grande porte, com eficiência, respeito ao meio ambiente e às comunidades locais. O projeto de Azulão 950 levará energia para cerca de 4 milhões de lares brasileiros”, destacou Andrea Monte, diretor-executivo de Exploração, Desenvolvimento e Construção da Eneva.

O Complexo Termelétrico Azulão 950, localizado em Silves, no estado do Amazonas, será composto pelas usinas UTE Azulão I e UTE Azulão II, ambas supridas pelo gás natural do Campo de Azulão, replicando o modelo R2W (Reservoir-to-Wire) para a Bacia do Amazonas.

A UTE Azulão I será construída em ciclo simples com uma turbina a gás de 360 MW de capacidade, enquanto a UTE Azulão II será construída em ciclo combinado, com uma turbina a gás natural de 360 MW e uma turbina a vapor de 230 MW.