INVESTIDORES
PT | EN
header-eneva-1

Notícias

Com a Conexão do Hub Sergipe a Malha da TAG, Eneva lança Mesa de Gás Natural

13/03/2024

A Eneva, empresa integrada de energia, com atuação desde o E&P até a produção e comercialização de gás natural e energia elétrica, dá início a um novo ramo de negócios de Comercialização de Gás na Malha, celebrando as primeiras transações de Mesa de Operações de Gás Natural. A Mesa de Gás visa fornecer soluções de flexibilidade trazendo mais liquidez e segurança para o mercado brasileiro de gás natural. O gás natural será ofertado a partir do Hub Sergipe, primeiro terminal privado de GNL conectado a malha de transporte de gás nacional.

A companhia já assinou os primeiros acordos com clientes industriais e geradores termelétricos conectados à malha da TAG. A Eneva será pioneira em oferecer soluções de flexibilidade e liquidez para o mercado brasileiro de gás natural.

O anúncio oficial será feito no dia 12 de março, terça-feira, durante a 2ª edição do Sergipe Day, um dos principais fóruns de debate sobre as potencialidades e oportunidades do estado de Sergipe e que este ano será realizado no Rio de Janeiro.

“O lançamento de nossa Mesa de Gás amplia a nossa oferta de soluções ao mercado e torna viável produtos que são muito importantes para um mercado que busca ser cada vez mais dinâmico. Com esses produtos, nossos clientes poderão gerenciar volumes e preços, agregar mais segurança de suprimento e alternativas de fornecimento”, comenta Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.

Os acordos firmados preveem a possibilidade de fornecer até 1.100.000 m³/dia a partir do início de suas vigências. O contrato com o cliente industrial tem início no segundo semestre deste ano, enquanto o fornecimento com o gerador termelétrico inicia no segundo semestre de 2026, com duração de 15 anos. O gás será entregue via gasodutos, na malha de Transporte da TAG.

Com a conexão do seu Terminal de GNL na malha da TAG, a Eneva se torna o primeiro agente privado conectado a malha de transporte de gás e estabelece uma posição de destaque no mercado de gás brasileiro.

Segundo Marcelo Lopes, o acordo com o cliente industrial representa o início de atuação da Eneva no “mercado livre de gás”.

No Brasil, a otimização das operações de gás natural "on grid" (conectadas à rede) é realizada nas malhas de transporte de gás natural operadas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, responsáveis pela gestão da malha de gasodutos que se estende do Sul ao Nordeste do Brasil.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Veja mais notícias
Energização SE Azulão
Complexo Azulão 950 avança com energização da subestação em Silves (AM)
gasoduto_UTG1
Eneva realiza primeira importação de gás natural da Bolívia
hub-sergipe
EBITDA atinge R$ 1,82 bi no 3T25, 4º recorde consecutivo
20198.jpg
Eneva acelera geração de energia no 3T25 com retomada do despacho por mérito