INVESTIDORES
PT | EN
header-eneva-1

Notícias

Eneva recebe autorização da ANP para integrar Hub Sergipe à malha de gasodutos

01/10/2024
None

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou, nesta terça-feira (1), no Diário Oficial, portaria autorizando a Eneva, maior operadora privada de gás natural do país e geradora integrada de energia, a integrar o Terminal de GNL, o Hub Sergipe, no município de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, à malha da TAG. Com isso, a empresa se torna o primeiro agente privado conectado à malha de transporte de gás.

Um dos contratos de suprimento já estabelecidos pelo Hub Sergipe viabiliza a antecipação de contrato de reserva capacidade (CRCAP) da UTE Termopernambuco e possui vigência de outubro de 2024 a junho de 2026. No contrato, a Termopernambuco poderá solicitar à Eneva até 2.400.000 m³/dia de gás natural, em modalidade 100% flexível.

A assinatura do contrato em modalidade flexível, com garantia de disponibilidade e suprimento, representa mais um avanço importante no plano de negócios da Eneva, ao expandir o seu portfólio de clientes e ofertar soluções inovadoras ao mercado de gás natural na malha a partir do Hub Sergipe, além de contribuir com a segurança energética do país.

Sobre o HUB Sergipe - Localizado na região metropolitana de Aracaju, o chamado Hub Sergipe conta com uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação de gás natural (FSRU) com capacidade de 21 milhões de m³/d e a usina termelétrica Celse, com capacidade de geração de 1,6 GW, que consome cerca de 6 milhões de m³/d.

No Brasil, a otimização das operações de gás natural “on grid” (conectadas à rede) é realizada nas malhas de transporte de gás natural operadas pelas transportadoras NTS, TBG e TAG, responsáveis pela gestão da malha de gasodutos que se estende do Sul ao Nordeste do Brasil.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Veja mais notícias
Energização SE Azulão
Complexo Azulão 950 avança com energização da subestação em Silves (AM)
gasoduto_UTG1
Eneva realiza primeira importação de gás natural da Bolívia
hub-sergipe
EBITDA atinge R$ 1,82 bi no 3T25, 4º recorde consecutivo
20198.jpg
Eneva acelera geração de energia no 3T25 com retomada do despacho por mérito