INVESTIDORES
PT | EN
header-eneva-1

Notícias

Eneva realiza a primeira ação do Programa Reflorestar no Maranhão

03/09/2021
None

A Eneva iniciou, nesta quinta-feira (02), o plantio de mudas de árvores nativas em uma área de três hectares, onde funcionava um antigo lixão, em Lima Campos, no Maranhão. A ação faz parte do Programa Reflorestar, iniciativa que visa a recuperação inicial de 60 hectares, o equivalente a 85 campos de futebol, em áreas de uso coletivo na Bacia do Mearim e no Parque Estadual do Mirador, na Bacia do rio Itapecuru.

Ao todo, 2 mil mudas serão plantadas no terreno nos próximos três meses. Entre elas, mudas de ipês, caju e jambo, entre outras espécies. Ao longo de 2 anos, a área passará por manutenções semestrais.

“A recuperação dessa primeira área é extremamente simbólica, não só pela questão ambiental através da estabilização e reequilíbrio da região, mas também pelos benefícios sociais obtidos com a futura devolução da área para a população local, de um espaço até então degradado e sem uso”, explica Felipe Roza, Coordenador de Meio Ambiente e Licenciamento da Eneva.

Áreas coletivas e com potencial para sistemas agroflorestais terão preferência no programa Reflorestar, de forma a incentivar a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A reposição florestal é de extrema importância para recuperação de biomas no estado e também para a preservação das bacias hidrográficas, que têm papel fundamental na economia local e para o abastecimento da população do Estado.”, ressalta Gerson Scheufler, Gerente Geral de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Eneva.

O Programa Reflorestar é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (SEMA-MA), o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBH-Mearim) e Prefeituras locais. Outras áreas em Lima Campos e no município de Santo Antônio dos Lopes estão sendo avaliadas, já com previsão do início do plantio ainda este ano.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Veja mais notícias
Energização SE Azulão
Complexo Azulão 950 avança com energização da subestação em Silves (AM)
gasoduto_UTG1
Eneva realiza primeira importação de gás natural da Bolívia
hub-sergipe
EBITDA atinge R$ 1,82 bi no 3T25, 4º recorde consecutivo
20198.jpg
Eneva acelera geração de energia no 3T25 com retomada do despacho por mérito