PROJETOS FIXOS | REALOCAÇÃO DE FAMÍLIAS | PROJETOS INCENTIVADOS

 

Projetos Fixos

A Eneva trabalha para ser reconhecida como agente de transformação da sociedade, desenvolvendo iniciativas sociais (compulsórias e voluntárias) com o objetivo de fortalecer as competências das comunidades, promovendo o seu protagonismo e autonomia.
O nosso compromisso em fomentar o desenvolvimento local sustentável das regiões onde atuamos é executado por meio da adoção e disseminação de práticas de gestão e governança do território que incorporam as vertentes social, ambiental, econômica e cultural, sempre em parceria com as partes interessadas.

Conheça as nossas frentes de atuação:

Educação Sustentável

A Eneva desenvolve programas de educação sustentável nas cidades onde atua, compartilhando informações sobre os seus empreendimentos, meio ambiente, agricultura, segurança alimentar e temas que promovam a reflexão e o empoderamento social.
O programa foi construído nos moldes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e tem como característica principal o debate coletivo entre os atores envolvidos disseminando informações socioambientais.

Ações realizadas:

  • Formação de mais de 400 agentes comunitários de saúde;
  • Implantação de hortas escolares para laboratórios práticos de aulas, apoiando a multidisciplinaridade e integração de cerca de 2.500 crianças da nossa área de atuação;
  • Seminários de capacitação de projetos sociais incentivados;
  • Ações educativas em 51 comunidades da área de influência direta;
  • Oficinas sobre alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, atendendo cerca de 350 pessoas.

Empreendedorismo Social

Acreditamos que as comunidades devem assumir o seu protagonismo e autonomia por meio do acesso ao conhecimento e a oportunidades de desenvolvimento. Com o programa de formação de empreendedores sociais, a Eneva já formou cerca de 350 jovens e adolescentes que participaram de cursos específicos sobre métodos e teorias do empreendedorismo social para desenvolver projetos que possam transformar a realidade da sua própria comunidade.
Após cada turma, uma banca formada por representantes de órgãos públicos, da Eneva e de profissionais convidados avaliam os projetos construídos ao longo da formação e orientam os participantes em como tirar do papel as iniciativas.

Geração de riqueza e renda

A Eneva apoia projetos que possibilitam a geração de riqueza e renda para as comunidades localizadas na nossa área de atuação. Os projetos levam em consideração as características de cada região, incentivando as potencialidades já existentes em cada comunidade.

Projetos apoiados:

Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (Amuquec)

O Projeto Amuquec é realizado no município de Capinzal do Norte (MA), área do Complexo de Parnaíba, e tem como principal objetivo fortalecer a comunidade tradicional de quebradeiras de coco babaçu da região, promovendo fortalecimento e empoderamento das lideranças locais com capacitação de mão de obra. Cerca de 200 quebradeiras de coco babaçu trabalham com a matéria-prima que é fruto da terra, e iniciam suas atividades a partir da coleta do coco.

Principais Atividades Desenvolvidas:

  • Coleta do coco babaçu.
  • Quebra do fruto.
  • Comercialização da casca e amêndoa.
  • Fabricação de sabão e sabonete (artesanal).
  • Produção de azeite (artesanal) e carvão.
  • Confecção de artesanato.

Projeto Quintal Produtivo

O Projeto Quintal Produtivo foi desenvolvido junto com as populações dos Quilombos São Francisco e Bom Jesus, no município de Lima Campos, interior do Maranhão.
Atualmente, o projeto conta com a participação de 140 famílias promovendo o incremento de geração de renda por meio do desenvolvimento de práticas agroecológicas para cultivo de horta, criação de galinha e porco.

Polo Agrícola HortCanaã

O Projeto do Polo Agrícola HortCanaã foi realizado junto ao reassentamento da Vila Nova Canaã para promover a sustentabilidade financeira da comunidade, gerar emprego e renda e desenvolver a sua autonomia. Seus 60 hectares de terra destinada à produção agrícola contam hoje com uma infraestrutura formada por telados, estufas, irrigação automatizada, casa de farinha, casa de higienização, quiosques, galpões, escritório e o Projeto Galinha Caipira.
O polo é a principal fonte de renda das famílias reassentadas pela Eneva em São Luís (MA) e atualmente sua administração é realizada pela Associação de Agricultores da Vila Nova Canaã.