Com o Complexo Solar Futura I, vamos gerar energia limpa e renovável para o Brasil. Uma energia que já está promovendo novas perspectivas e oportunidades para a região de Juazeiro, na Bahia. Um projeto inovador que vai contribuir para uma matriz energética mais limpa e renovável com capacidade instalada suficiente para abastecer um milhão e meio de residências.
Você sabia que o projeto Futura I vai contar com mais de um milhão de painéis solares? São eles que garantem a geração de uma energia limpa e renovável para o Brasil. Conheça algumas informações técnicas do Complexo.
Além de energia limpa e renovável, o projeto Futura I reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Já estamos investindo em ações que vão contribuir com a preservação do meio ambiente, do patrimônio cultural e com o desenvolvimento profissional dos moradores da região.
Conheça as nossas principais iniciativas:
Uma série de atividades junto aos moradores no entorno do projeto visa registrar a percepção desse público quanto à implantação do empreendimento ao longo de sua fase de construção. Dentre as iniciativas estão:
Acreditamos que os bens arqueológicos constituem uma herança das gerações passadas às gerações futuras. Por isso, desenvolvemos o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico tem como objetivo preservar o patrimônio cultural e arqueológico, assim como difundir junto à população local as informações obtidas durante as pesquisas. Desde o início da implantação do projeto já foram salvos dois sítios arqueológicos na área de Futura I e três na área da Linha de Transmissão. Foram resgatadas ainda várias ocorrências superficiais.
Com o objetivo de preservar a fauna e flora da região de instalação do Futura I, estamos realizando Programa de Monitoramento e Resgate de animais. O Programa visa caracterizar as áreas de uso pelas espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, além de analisar a situação populacional das comunidades presentes nas áreas de influência do empreendimento.
Durante as campanhas de monitoramento, caso haja a necessidade de captura pelos biólogos do projeto, o indivíduo é marcado, medido, sexado, pesado e fotografado. Todos os cuidados necessários são tomados durante o manuseio para reduzir ao mínimo possível o estresse infligido a esses exemplares de fauna. Aqueles que são resgatados sadios, ou aqueles reabilitados após atendimento do médico veterinário ou nas clínicas e institutos de veterinária conveniadas, são destinados posteriormente à área de soltura da reserva legal.